Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas terá as finais em Portugal pela primeira vez

O Campeonato Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas é um evento muito esperado entre os competidores, admiradores e os apostadores que usam o código de bônus bet365.

Este ano o evento irá acontecer pela primeira vez em Portugal, em Vilamoura, ao sul do país, entre os dias 04 e 10 de maio de 2020.

Os jogos ocorrerão na Academia de Tênis de Vilamoura e serão organizados pela Federação Portuguesa de Tênis. A academia já sedia qualificações desde 2017, portanto esperava ansiosa para finalmente sediar as finais.

O evento contará com torneios femininos e masculinos, com categorias QUAD e juniores.

Regras

O objetivo do jogo é ganhar ao menos dois dos três sets disputados. 

Segue praticamente as mesmas regras do tênis da categoria convencional, tendo como única diferença que o tenista pode deixar quicar a bola duas vezes antes de ser rebatida, mas pelo menos o primeiro quique deve estar dentro das linhas da quadra, o segundo pode ser fora.

As disputas podem ser entre dois jogadores ou entre duas duplas, a depender da categoria. 

Para participar do torneio, o atleta deve ter, em pelo menos uma perna, perda da função total.

Competidores com comprometimento em três ou mais membros podem participar da categoria QUAD.

É importante saber que a cadeira de rodas é considerada uma parte do corpo do competidor e isso irá valer para quaisquer regras.

Equipamentos do tenista

  • Bola e Raquete

Estes instrumentos são os mesmos utilizados na categoria convencional, devendo a bola sempre ser branca ou amarela. Alguns jogadores utilizam uma alça que ajuda a segurar a raquete.

  • Cadeira de rodas

As cadeiras de rodas ideias para praticar o esporte são mais leves que a cadeira tradicional, isso justamente para facilitar as manobras e a movimentação mais rápida.

Qualificação

Para garantir a participação no maior torneio de tênis de cadeira de rodas do mundo o atleta deve ser selecionado nas qualificações que precedem o evento.

Nesta fase os atletas já devem desempenhar alto nível de técnica, com agilidade, força, reflexo e precisão que o esporte exige.

Em 2020 o evento irá receber os atletas selecionados entre fevereiro e março nas qualificações europeia, americana, asiática e africana.

Expectativas

Este é o principal evento da equipe de tênis de cadeira de rodas de Portugal e todos sabem que o nível dos concorrentes é muito alto, por isso os donos da casa treinaram bastante para apresentarem um grande espetáculo. Aliás, a expectativa é que o espetáculo não ocorra apenas dentro de quadra, afinal a Federação Internacional de Tênis já reconheceu a grande qualidade de organização dos portugueses.

Certamente será um grande evento que premiará os melhores do mundo.