Por quanto tempo o Big Four estará dominando do pódium?

Durante mais de uma década, os campeonatos mundiais de tênis viram o podium com a presença de quatro jogadores constantemente, dando espaço poucas vezes para outros competidores participarem da disputa da vitória. Os atletas dominantes são Rafael Nadal da Espanha, Roger Federer da Suíça, Novak Djokovic representando a Sérvia e Andy Murray da Inglaterra.

Durante todo este tempo, o mundo inteiro já poderia esperar que um deste quatro estaria marcando presença no podium, facilitando a vida dos amantes das apostas, os quais já poderia utilizar seu bónus de primeiro depósito Betfair com menos probabilidade de perder.

Entre 2005 e 2019 a persistência destes atletas foi muito dura nos campeonatos de tênis mais famosos do mundo, raramente dando espaço para outro tenista entrar para os quatro primeiros colocados, assim ficaram famosos mundialmente como o Big Four, ou Big 4.

Mas será que este feito também se repetirá em 2020, ou existirá um novo jogador dominando?

Um ano diferente para a US Open

Desde a final do Australian Open de 2005, foram exatamente 39 torneios Grand Slam marcados pela presença do Big Four no pódium. Certamente um marco que ficará na memória de todos os amantes do tênis. Mas este ano no campeonato US Open, algo não tão esperado aconteceu.

Após 9 anos consecutivos, este ano foi a primeira vez que a final Grand Slam viu um jogador que não faz parte do Grand Four participar da final. O sérvio Novak Djokovic, o atual melhor do mundo no tênis, teve muita dificuldade de vencer o austríaco Dominic Thiem.

A pontuação dos 5 sets ficaram 6-4, 4-6, 2-6, 6-3, 6-4, mostrando que Dominic Thiem não deixou muito fácil para o veterano Novak Djokovic principalmente no segundo e terceiro set e foi apenas no quinto set que o sérvio conseguiu ganhar mais uma final do Australian Open pela oitava vez.

A pontuação desta partida demonstra muita ambição por parte de Dominic Thiem de fazer com que o Big Four venha a ficar apenas uma história para ser lembrada.

A transformação do Big Four

Entre 2005 e 2010 as finais dos campeonatos Grand Slam eram disputadas quase sempre entre o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, até que em 2007 Novak Djokovic ficou pela primeira vez em segundo lugar no campeonato US Open e em 2008 Andy Murray ficou em segundo lugar também no US Open.

Em 2011 Novak mostrou que não estava para brincadeira ganhando 3 campeonatos em primeiro lugar: Australia Open, Wimbledon e US Open Já em 2012, foi Andy Murray quem ficou em primeiro no US Open, seguido por Novak, deixando assim Rafael e Roger fora da final. Em 2014 na US Open, pela primeira vez desde 2005 a final foi disputada entre 2 jogadores que não faziam parte do Grand Four, ficando Marin Cilic em primeiro e Kei Nishikori em segundo.

Em entrevistas este ano, Andy Murray anunciou que devido a lesões no quadril, deverá abandonar o esporte em breve, assim como Rafael Nadal, que sofre de dores nas costas desde uma lesão em 2013. 

E agora, o Big 4 será transformado para o Big 2? Ou o podium verá novos jogadores participando do podium com mais frequência?